Como podemos transformar um bass aparentemente simples em algo verdadeiramente profissional, utilizando o mesmo preset e praticamente o mesmo ritmo.
Aqui não estou considerando a escolha errada dos presets ou algo do tipo, vamos partir do ponto em que o seu bass já é bom e você quer que ele fique ainda melhor.
Caso prefira, acompanhe também o vídeo para ver passo a passo o efeito de cada mudança:
evitando Variações no Midi
Vamos começar mexendo no midi.
Em um drop mais sério, manter a mesma nota é uma prática comum.
No entanto, isso não significa que não possamos fazer algumas variações.
Pular para outra oitava ou utilizar escalas diferentes, como a frígio, pode ser uma escolha interessante. Você consegue trazer muito mais tensão diminuindo a variação das notas na escalas.
Brincando com Automações
Agora, vamos brincar com automações. Abra o Serum, Vital ou qualquer synth que esteja usando e explore macros como cutoff, abertura do filtro, reverb.
Há uma grande possibilidade de mudanças sem necessariamente trocar o preset todo. Se o synth for um sample, adicione efeitos externos como filtros ou saturação.
Podemos também explorar elementos como saturator e erosion para dar vida à faixa.
O Noise de efeitos como o erosion, aplicado sutilmente, traz um toque agudo ao topo da base.
Saturação e Overdrive
Experimente um Saturator, ajustando o drive e output. Você não vai procurar simplesmente por um som mais alto, e sim mais rico.
O saturador vai trazer mais harmônicos e dar mais força para o seu preset, é possível até mesmo transformar sons fracos em sons fortes apenas com esse efeito.
Portanto, cuidado quando for mexer num som que já está quase estourando na master.
O Overdrive dá uma força adicional, alem de distorcer um pouco o som. Recomendo muito um limiter no final da corrente de efeitos para garantir que nada vai ter um pico de volume após o processamento.
Bass Reverso para Diferenciação
Uma dica pouco explorada é criar bass reversos.
Exporte o som do seu bass para audio e reverta esse audio. Agora, esse baixo funcionará como uma pequena subida, e dá aquele efeito elástico.
Com essas técnicas, a diferença é notável. Seu novo bass vai ter muito mais variação e e uma qualidade melhor, além de mais harmônicos e riqueza no som.