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Como fazer set no Ableton

Ter um set é essencial para você que é DJ. Com ele, você consegue não apenas mostrar sua identidade sonora, como engajar novos fãs, mostrar suas músicas não lançadas e conquistar futuros contratantes. 

Para fazer um set, muitos recorrem às cdj’s, controladoras ou até mesmo o virtual dj. O problema é que para fazer um set de 1h, por exemplo, você precisa tocar durante essa 1h. E se fosse possível fazer um set gigante em menos de 15min?

É isso que vou ensinar neste artigo!

O Ableton, além de ser um programa de produção, serve também para live sets. Você consegue literalmente tocar com ele, tendo inclusive muitos djs que se apresentam usando o programa. Ao longo dos últimos anos, desenvolvi um método bem rápido e consistente de fazer um set no ableton e vou mostrá-lo passo a passo aqui para vocês!

Para quem preferir, também é possível assistir este tutorial em vídeo no link a seguir:

Importando sua pasta de músicas

O primeiro passo é organizar suas tracks. Faça uma pasta com um nome fácil de lembrar e saber o estilo de música que tem dentro dela. Após, importe no ableton clicando em “add folder” na barra que fica à esquerda no programa.

Adicione a pasta com suas músicas para facilitar na hora de importar para o programa, assim ela fica do lado esquerdo junto à sua pasta de samples.

Insira a primeira música

Escolha sua track e arraste ela para a linha do tempo do projeto.

Neste momento, o Ableton vai fazer a leitura do bpm da música e ajustar ao tempo do projeto. O problema é quando o programa não faz isso da maneira correta, exigindo que façamos isso de modo manual.

Para fazer o ajuste, clique no sample (a música que você arrastou) e ajuste os seguintes parâmetros:

Wap Marker: o marcador amarelinho, é ideal que tenha apenas 1 no início da track, exatamente na primeira batida. Crie um pontinho amarelo clicando na parte da linha do tempo do sample, exatamente no início da batida.

Após, clique com o botão direito nele e selecione: set 1.1 here.

Delete os outros warps (pontos amarelos).

Ajuste o BPM: Clique no warp criado para definir o ponto de partida. O Ableton já deve ter tentado identificar o bpm sozinho à essa altura. Porém, ele pode estar errado.

Sempre que aparecer um BPM com número quebrado (125,5 por exemplo), arredonde para um número cheio.

No exemplo, 125.98 virou 126bpm, ajustando manualmente ao clicar em cima do número e digitar 126.

Ajuste Fino: No final da track, crie um outro ponto de warp para garantir que a música não vai fugir do BPM. É um ajuste mínimo apenas para encaixar a grade.

Deixe o modo de warp em complex para garantir que a música não irá desafinar de acordo com a velocidade.

Insira a segunda música

no canal abaixo deste, arraste sua segunda track. Faça o mesmo procedimento realizado na track 1.

Após a música estar com o warp correto, será necessário definir em que ponto ela irá entrar. 

A maioria das mixagens ocorrem no “OUTRO” da música, que são os compassos finais após o último drop.

Como acertar o compasso:

Sempre que a batida principal começa (o drop), é uma oportunidade fácil para fazer a contagem das batidas. Basicamente, a cada 32 batidas, a próxima apresenta algo novo. 

Por exemplo, a música do alok:

  • No 1:25 a batida (drop) começa. Se você contar até 32, verá que o vocal “hear me now” entra novamente para anunciar a mudança do compasso.
  • 32 batidas depois, entra um vocal completo.

E assim sucessivamente. 

Então é correto entrar com uma próxima música, sempre nessa virada de compasso que é marcada com uma bateria, um vocal ou simplesmente pela contagem. Essa regra é universal na eletrônica e raramente (eu nunca vi) uma música quebrará essa regra.

Para facilitar, conte até oito, quatro vezes. Assim você consegue marcar nos dedos a contagem.

Com isso dito, vamos posicionar nossa segunda música no compasso seguinte ao início do último drop.

Seta azul: virada do compasso.

A música não pode entrar com o grave ligado, pois o som ficará ruim e as frequências vão dar aquela impressão de som estourado. Para evitar isso, vamos colocar um equalizador na segunda música, cortando os graves.

Faça uma automação na linha do tempo.

Clique no canal onde deseja fazer a automação (segunda track) e aperte “A” no teclado. Se não aparecer uma linha de automação, é por que o seu teclado está com o MIDI ligado. Neste caso, aperte “M” para desligar o MIDI e só então aperte “A”.

Clique no botão de ligar/desligar o equalizador, isso irá fazer com que o Device On apareça na automação.

Crie a automação clicando na linha tracejada vermelha. Ao arrastar a linha para baixo, o equalizador é desligado, para cima ele está ligado.

Entre com ele ligado e desligue após 32 batidas.

Copie o equalizador para o canal de cima e inverta a ordem (chega com ele desligado e liga após 32 batidas)

Adicionando a próxima música

Como no canal de cima já temos o equalizador pronto, insira sua próxima música ali e faça os mesmos passos (incluindo a automação do equalizador):

Para mudar o BPM do set todo, mude o valor no canto superior esquerdo do Ableton, ao lado de Tap:

Coloque um limiter no canal master para não estourar o som na hora das transições por ter 2 músicas tocando ao mesmo tempo e pronto, seu set estará pronto! 

Exporte com CTRL+SHIFT+R e salve seu set.

Para um passo a passo acompanhado, veja meu vídeo no youtube, como tem bastante coisa técnica é ideal ter uma ideia mais visual do processo.

Não se esqueça de deixar um comentário caso esse post tenha te ajudado! Comenta aí o link do seu set também para o pessoal dar um play e vamos nos ajudando.

1 comentário em “Como fazer set no Ableton”

  1. Pingback: Teoria Musical Básica para Música Eletrônica - Revoluo Music

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